ANÁLISE Flavio Bolsonaro e a Lava Toga

Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, afirmou que ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra, novamente, não se encontra as mesmas águas e o próprio ser a se banhar já se modificou. O real seria o resultado das mudanças, que são dialéticas, assentadas nas contradições, a que todos são submetidos, constantemente.

 Na política, espaço dialógico e dialético por excelência, uma das principais contradições tem como base o discurso e a prática, aquilo que é dito e o que é realizado por meio de ações. O PSL encontra-se num momento de exposição de suas contradições. A pedido de Bivar, Presidente do PSL, Flávio Bolsonaro, único senador do partido a não assinar a CPI da “Lava Toga”, foi escalado para, por meio de articulações, conseguir que seus colegas retirem suas assinaturas e desistam da famigerada CPI. Obviamente, tal movimento acarretou – direta ou indiretamente – reações de senadores que discordam da orientação partidária e até ameaçam sair do partido. A “Lava Toga” objetivaria “enquadrar” o STF, especialmente no que tange ao chamado ativismo judicial, bem como o descontentamento dos atores políticos com a decisão do Presidente da Corte, Dias Toffoli, de criar o inquérito das fake news. 

Como é sabido, os bolsonaristas já verbalizaram seu desejo de confrontar o STF. E a própria Corte em decisão judicial estacionou investigações que poderiam avançar sobre o próprio Flavio Bolsonaro. Nas redes, o “assina Flavio Bolsonaro” ganhou destaque. As contradições se explicitam: o discurso, segundo o dito popular, na prática, é outro. Assim é a política.

Por Rodrigo Augusto Prando
 Professor e Pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Graduado, Bacharel e Licenciado, em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Unesp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s